FANSAM

A Escola Santa Maria, localizada na cidade de Timbaúba-PE, fundada em 1938 pelas
Irmãs Franciscanas de Maristella vindas da Alemanha, tendo como diretora, atualmente,
Francisca Rodrigues Pereira. Nossa escola busca maneiras de oferecer aos alunos uma formação artística e cidadã. A Banda da Escola Santa Maria foi fundada em 1960 pela Ir. Helmefrieda, inicialmente composta apenas por mulheres e sem instrumentos de sopro. Em 1974 foi admitido os alunos do sexo masculino nessa corporação inicialmente chamada de Banda Marcial Irmã Helmifrida. A fim de desenvolver as habilidades musicais de nossos alunos, na perspectiva de valorizar as tradições culturais, inovamos a Banda Marcial transformando-a em Fanfarra Santa Maria (FANSAM) no ano 2009. A Fanfarra prioriza a disciplina e o compromisso social desenvolvendo assim, os talentos musicais e artísticos dos seus componentes.

Atualmente, a Fanfarra Santa Maria é composta de 50 componentes, sendo todos alunos pertencentes à Escola, fato que contribui para o fortalecimento da identidade da FANSAM. A mesma , é regida por Aluízio Euclides Barbosa e a coreógrafa Maria Jacqueline da Silva Alves, que conduzem os trabalhos com muita responsabilidade e dedicação. A Fanfarra Simples Santa Maria (FANSAM), foi estruturada nos padrões da Copa Pernambucana de Bandas e Fanfarras a partir de 2011, tendo como objetivo proporcionar aos alunos a formação necessária ao desenvolvimento de suas potencialidades, concomitantemente, fortalecendo a tradição musical do nosso município. Na FANSAM, os alunos realizam atividades para a aprendizagem da teoria musical, com ensaios duas vezes por semana. Sendo formada pelo pelotão cívico, corpo musical, corpo coreográfico, baliza, mor e regente.

Horários
Professor: Aluízio Euclides Barbosa e Coreógrafa: Maria Jacqueline da Silva Alves
Dias: Segundas e Quartas
Horário: 15:30 as 18:00