Uma História de Sucesso.Determinação.Fé.Esperança.Sucesso.
A Escola Santa Maria, localizada na Avenida Dr. Alcebíades nº 216 -centro de Timbaúba, foi fundada em 1938, pelas Irmãs Franciscanas de Maristella vindas da Alemanha com a nobre missão de educar. São quase 8 décadas de amor, dedicadas à formação intelecto-social dos timbaubenses e cidades circunvizinhas.
1937
Em 1937/38, na Alemanha, teve início o que já vinha sendo previsto há bastante tempo e planejado pelo afastamento das professoras religiosas das escolas primárias e o fechamento gradativo de institutos de ensino particular o que causou grande sofrimento à Madre Geral M. Josefine.
Eis que Deus muda para o bem, o que fora planejado de maneira diferente. Há muitas crianças abandonadas pelo mundo afora! A seara de Deus é imensa e carente de operários!
Assim, a Madre Geral, M. Josefine Lederer, procurou um trabalho especificamente missionário e a Divina Providência mostrou logo um campo de ação: por ocasião de retiros na abadia beneditina de Beuron, o professor de Religião, Pe. Ludwig Schaefer, encontrou-se com o abade beneditino, Dom Bonifácio Jansen, de Olinda/Brasil. Este falou sobre a pouca assistência espiritual na vasta terra brasileira. Citou, inclusive, Timbaúba, dizendo que há sete anos, um colégio feminino estava esperando por Irmãs. Deus poderia ter falado mais claramente? Assim, a cidade de Timbaúba, no Estado de Pernambuco, na Terra da Santa Cruz, foi destinada a tornar-se o campo de trabalho das Madres da Estrela.
1938
Em 2 de julho de 1938, o Prefeito de Timbaúba, Álvaro Xavier de Morais Coutinho, mandou buscar suas irmãs e, assim chegaram a Timbaúba, as primeiras missionárias da Estrela.
Madre Raimunda Barbara Habermeir – como superiora do grupo, Madre Timótea Lobewein, Madre Albertine Hafenbraedl, Madre Clinia Ippenberger, Madre Reginfrieda Nerz, Madre Emerana, Madre Meinberta e Madre Helmifrieda Loibl.
O povo timbaubense recebeu as irmãs com sorrisos e cumprimentos de cabeça. Com as pioneiras, vieram as beneditinas, M. Iluminata e M. Fabiana, a quem a população deu todo o apoio necessário. Após a recepção o Pe. José Marques da Fonseca instalou as irmãs na Rua Dr. Alcebíades, 216 em um prédio que havia sido desocupado há 8 anos pelas Damas, Instituição Cristã.
Para a Madre Geral, M. Josefine, foi uma grande alegria saber que, após vencerem corajosamente o difícil começo, confiando em Deus e na ajuda de Maria, as irmãs da estrelas brilhavam fortemente na terra das grandes estrelas reluzentes – o Brasil. Madre Superiora Raymunda, pessoa de caráter altamente disciplinado, responsável, atenciosa e de coração generoso. Acolhia pais e alunos que se encontravam em situações difíceis na vida, tendo como sua maior preocupação manter a disciplina entre as alunas. Para ela, isso era imprescindível na vida do ser humano, principalmente, nas entradas e saídas das salas de aula. Afinal ela dizia: – A vida não pode ser vivida sem disciplina nem sem respeitar os limites do outro.
1986
Em 10 de janeiro de 1986, chegou a Timbaúba a última missionária alemã – Madre Sofia. Sua missão foi administrar a OSSAM – Obra Social Santa Maria, onde são prestados serviços sociais e educativos a crianças, adolescentes e a comunidades carentes dos bairros mais pobres de nossa cidade. A mesma voltou a sua terra natal em 2015 onde assumiu a direção geral da província Alemã.
1989
A principal mudança da década de 80, cinquenta anos após a fundação da escola no município, foi a passagem da direção escolar das irmãs para profissionais sem vínculos a vida consagrada.
Em 1990, assumiu a direção da Escola a Professora Maria José B. Pedroza (Magali), iniciando um novo ciclo administrativo, que procurou dar continuidade ao trabalho das madres, priorizando a educação baseada na justiça, fraternidade e solidariedade cristã.
1993
Atualmente a Escola é dirigida por Francisca Rodrigues Pereira (foto ao lado), cuja gestão, iniciada em 1993, se estende até hoje. De forma ativa e eficaz, juntamente com uma equipe atuante e colaboradora, vem administrando a instituição, mantendo a tradição e a qualidade do ensino.