Congregação Franciscana de Maristella

No ano de 1221, os primeiros Frades Menores, enviados por São Francisco, transpuseram os Alpes. Um grupo deles fixou-se em Augsburg e fundou aí uma casa que recebeu o nome de “Casa dos Descalços” onde, com o místico Frei Davi, iniciou-se uma primavera franciscana, que atraiu também as duas filhas de uma família burguesa que residiam nas proximidades da casa dos franciscanos. No ano de 1258, considerado ano da fundação, aquelas senhoritas começaram, “com grande zelo”, a Vida Religiosa, na sua própria casa, chamada Casa da Estrela, pois na sua fachada, havia um escudo com uma estrela.

A ESTRELA tornou-se o símbolo de identificação dessa comunidade religiosa nascente, foi por isso que receberam, no início da fundação, o nome de “Comunidade da Estrela”. As Irmãs da comunidade da estrela optaram por servir a Deus, em espírito de oração e contemplação, e sob a orientação dos “Irmãos Descalços”, seguindo a Regra da Ordem Franciscana Regular, aperfeiçoada em 1289, pelo Papa Nicolau IV e traduzida para o alemão, pelos “Irmãos Descalços”. Em época de grande aflição, em consequência da Reforma Protestante, a Comunidade da Estrela recorreu à proteção de Nossa Senhora, e o nome MARIA passou a fazer parte do nome da Congregação e do nome de cada Irmã. A Comunidade da Estrela, que passou a chamar-se Congregação Franciscana de Maria Stern (na Alemanha) e de Maristella (no Brasil), tem sua Sede Geral em Augsburg, no mesmo local da origem.

A Congregação das Irmãs Franciscanas de Maria Stern assumiu, durante 600 anos, a sua missão a serviço do Reino, através de uma vida contemplativa, embora estivesse sempre aberta para qualquer acolhida, conforme as necessidades e exigências de cada época. Só em meados do século XIX, as Irmãs se espalharam pela Baviera (Sul da Alemanha), para atender às necessidades, sobretudo de jovens e crianças, frutos dos sofrimentos causados por tantas guerras. Em 1937, diante da opressão sofrida em consequência do domínio de Hitler, muitas Irmãs tiveram que deixar sua missão nas escolas, creches e internatos. Mas elas sabiam que havia muitas crianças abandonadas pelo mundo afora. Assim, a Madre Geral da época, M. Josefine Lederer, procurou para suas Irmãs, um trabalho especificamente missionário. A Divina Providência mostrou logo o novo campo de missão: o Brasil. A vinda para o Brasil se deu através do Abade Dom Bonifácio Jansen, do Mosteiro de São Bento – Olinda- PE, que conhecendo a necessidade no Brasil, fez o convite para as Irmãs Franciscanas de Maria Stern virem para o Brasil.

Assim, sob o signo da Cruz Missionária que receberam do Bispo de Augsburg e na força da Cruz de Cristo, partiram as primeiras Irmãs missionárias da Estrela, cheias de alegria, coragem e forte espírito de sacrifício, para anunciar o amor de Cristo na longínqua Terra da Santa Cruz. O primeiro grupo de Irmãs chegou no Brasil em 1938 e mais dois grupos chegaram em 1939; as Irmãs foram distribuídas em três lugares, por ordem de chegada ao Brasil: Timbaúba (zona da Mata), Triunfo (Sertão), Limoeiro (Agreste), no Estado de Pernambuco. Formaram-se assim no Brasil, as três colunas a partir das quais, as Irmãs se espalharam anos depois, pelo Nordeste e Norte do país, exercendo a sua missão e já contando com Irmãs brasileiras.

A Escola

A Escola Santa Maria, localizada na Avenida Dr. Alcebíades nº 216 -centro de Timbaúba, foi fundada em 1938, pelas Irmãs Franciscanas de Maristella vindas da Alemanha com a nobre missão de educar. São quase 8 décadas de amor, dedicadas à formação intelecto-social dos timbaubenses e cidades circunvizinhas.